Skincare de Surfista

Pele, cabelo e olhos com alta exposição solar em esportes ao ar livre.

Que o surf é maravilhoso e como é bom estar em contato direto com a natureza a gente já sabe né! Mas como tudo na vida tem um preço, surfistas depois de longos anos pagam esse preço direto no débito com problemas como melasma, pterígio e entre outros tantos. E vamos contar a pior das hipóteses, câncer de pele!

Então vou passar umas dicas que aprendi na marra ao longo de 22 anos fritando no sol e no sal e sofrendo as consequências dessa alta exposição. Uma delas que não escapei e vai me acompanhar pro resto da vida é MELASMA (vou explicar sobre isso e mostrar como faço para não agravar e diminuir as manchas em um dos próximos posts). E tudo seria mais fácil se alguém tivesse me explicado um pouco melhor do que "passar protetor solar e beber água" que são importantíssimos sim, mas não é o suficiente.

Lembrando que não sou dermatologista, oftalmo e nem nada do tipo. São apenas conselhos baseados na minha experiência e em indicações de diversos médicos e especialistas que já passei ao longo da vida. Então por favor, qualquer dúvida é melhor consultar seu médico até porque todo corpo é diferente e talvez o que serve pra mim não vai ser igual pra você.

Então vamos ao que interessa!

Pele:

  • Protetor solar diário, da hora que acorda até a noite. Eu uso um anti oleosidade pois minha pele é sensível e protetores muito oleosos me dão acne.

  • Protetor solar para surfar, com proteção (camada) física, aqueles que parecem que está com uma máscara ou maquiagem, sabe? Meu favorito é com Zinco (que realmente só sai com sabonete ou removedor). Já testei milhões de protetores e marcas supostamente resistentes à água e na minha opinião usar protetor líquido e não usar nada para surfar é a mesma coisa, vai sair no primeiro "joelhinho" e você ainda vai ficar com o olho ardendo do protetor escorrendo. Já os com zinco ou algum outro mineral natural, além de ter proteção contra os raios UVA e UVB eles também formam essa segunda camada física, ou seja, dupla proteção, além de não escorrer no olho. E não esquecer dos lábios que é uma das partes mais expostas do rosto.

  • E dica pra mulherada, não esqueçam das mãos e pescoço que são os primeiros lugares a envelhecer no corpo.

  •  E dica para os homens, não esqueçam de passar nas orelhas, já que a maioria não tem cabelo para proteger e um dos maiores índices de câncer de pele nos homens é na orelha.

Skincare noturno:

Pra finalizar o dia, aquela rotina de sempre;

  • Água micelar para remover o protetor solar.

  • Lavar com seu sabonete do dia a dia.

  • Hidratante.

  • Hidratante labial para dormir com a boca devidamente hidratada também.

Cabelo: Cabelo de surfista e os 50 tons de loiro maravilhosos, são extremamente ressecados e literalmente queimados do sol e sal (os dois maiores inimigos de um cabelo saudável). O segredo das cores que é conhecido popularmente por surfistas passarem parafina no cabelo, é claro que é mito pois nenhum surfista de verdade passa (a não ser os de primeira viagem talvez). Mas surfando todo dia naturalmente o cabelo vai clareando,  porque o sal é responsável por abrir as cutículas do cabelo deixando os fios expostos e então ao sol, queimam e agredindo completamente os fios. Quase como fazer um clareamento no salão, mas nosso clareamento no mar é ao longo dos anos hehee

Então aqui vão minhas dicas e como tento deixar meu cabelo menos prejudicado mesmo surfando 7 dias por semana;

  • Sempre que sair do mar tentar passar água doce para remover o sal.

  • Não passar creme com o cabelo ainda salgado e continuar na praia, isso é o erro mais comum entre as praieiras. Desse jeito você está fechando a cutícula do cabelo com sal e minerais dentro. Isso é proibido!

  • Falam que é bom usar algum creme ou óleo protetor térmico, porém eu nunca uso porque sinto o creme escorrendo na pele e não tenho paciência pra ir surfar com a mão toda melecada de óleo.

  • E no cuidado do dia a dia, ao invés de usar condicionador, eu uso máscara de hidratação (pelo menos 3 vezes na semana). Super dica de uma cabeleireira pois realmente hidrata mais profundamente pra gente que vive no mar.

Olho: Não posso falar que sei muito sobre o assunto, porém tenho comecinho de pterígio. Para resumir,  pterígio é uma pelezinha que cresce dentro do olho, principalmente em surfista ou atividades muito expostas à claridade (e que refletem no mar, então queimam de cima pra baixo e de baixo pra cima), e quando inflama parece que tem um grão de areia eterno arranhando. O que meu médico me aconselhou é usar óculos escuro o máximo possível e manter o olho sempre lubrificado, fora isso só cirurgia caso chegue em um estado mais crítico.

E por hoje é isso hehe espero que possa ter ajudado e qualquer dúvida podem me perguntar! E bora aproveitar ao máximo a vida praiana, mas ainda melhor sem preju, né?!

Previous
Previous

Free Surf x Competição

Next
Next

Recomeços